Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada
ÁREA: 4.000 hectares
CRIAÇÃO: Lei nº 40/98 de 20 de março de 1998
ECOSSISTEMA: Costeiro
LOCALIZAÇÃO: Situa-se a 12 km de Aracati, distante 156 km de Fortaleza-CE
APRESENTAÇÃO
A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE CANOA QUEBRADA é uma unidade de conservação que pretende regular a exploração e ocupação da região. Sua extensão vai de Porto Canoa à foz do Rio Jaguaribe.
Canoa está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias.
Canoa foi descoberta para o turismo nas décadas de 60 e 70 – época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Lá, hippies (a maioria de países europeus) encontraram um lugar quase inacessível, com povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a vila de pescadores com as mesmas casas do passado feitas de barro, onde muitas vezes serviu de hospedagem para os visitantes.
Hoje, Canoa é uma praia mundialmente conhecida. Oferece uma boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, para todos os gostos e bolsos, com variado cardápio, desde as delicias do mar (mariscos, peixes, lagosta, arraia, camarão ) que podem ser desfrutadas em uma das barracas da praia, de frente ao maravilhoso mar de Canoa, até a gastronomia internacional, nos restaurantes da Broadway, principal rua de Canoa.
A cidade é famosa, também, pelas noites animadas, com pessoas de todos os lugares do mundo e os mais diversos estilos musicais. É na Broadway, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.
ATRATIVOS
Entre as principais atrações e atividades que podem ser desenvolvidas na APA, destacam-se:
A Praia do Esteves – é um prolongamento de Canoa Quebrada com praia frente a enseada, falésias vermelhas, núcleo de nativos.
Praia de Majorlândia – praia mais urbanizada, distante 12 km de Canoa Quebrada, em meio a denso coqueiral, falésias, nascentes com banhos de bica, artesanato de areias coloridas, além do grande número de jangadas que fazem desta praia um atrativo a mais.
Entardecer de Canoa na famosa Duna do Pôr-do-Sol – de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.
Pesque e Pague Mirante das Gamboas – localizado na Ilha dos Veados (estrada do Cumbe – km 0, s/n, Telefone: (88) 3421.1202)
Passeio de jangada, Passeio de buggy até Ponta Grossa (Município de Icapuí) ou pelas dunas onde poderá praticar o “skibunda” (descer as dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa).
Divirta-se nas noites da Broadway, onde tem música e diversão para todos os gostos.
O QUE NÃO É PERMITIDO NA APA
Entre as proibições previstas pela lei estão a construção de rodovias, loteamentos ou empreendimentos turísticos sem prévia autorização, extração de minerais, captura de crustáceos, conchas, uso de agrotóxicos, etc.
Uma atenção especial é dispensada às dunas e falésias que permeiam toda a região e são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema local. Qualquer construção nestas formações só pode ser autorizada após um estudo de impacto ambiental sendo proibida a derrubada da vegetação que fixa as dunas.
COMO CHEGAR
Para se chegar lá de carro tome a CE 004. Siga sempre em frente passando pelo Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Sucatinga, Parajuru e Fortim. Depois do posto da Polícia Rodoviária, pegue à esquerda na BR 304, passando pela ponte por sobre o Rio Jaguaribe. Depois de Aracati há uma saída à esquerda que leva para Canoa Quebrada, Quixába e Majorlândia.
Se preferir ir de ônibus, a empresa São Benedito faz a rota para Canoa Quebrada todos os dias.
TELEFONES ÚTEIS
Empresa São Benedito – tels. (85) 3452.1999 / 3452.9570
Polícia Militar – (88) 9964.7335
Polícia Civil – (88) 9964.7335
Fonte: https://www.semace.ce.gov.br/2010/12/09/area-de-protecao-ambiental-de-canoa-quebrada/
Publicar comentário