Atrativos Turísticos Existentes

Atrativos Turísticos Existentes

A Aracati compõe, no Plano Turístico estadual, a microrregião Litoral Leste/Apodi, região com forte vinculação com a natureza. A imagem turística desta região está mais associada aos atrativos naturais da faixa litorânea, como as praias, falésias coloridas, as fontes de água doce do litoral. No entanto, é reforçada pela presença de rios, lagoas, vales de carnaubais, caatingas e sertão.

      Vinculada aos atrativos naturais, a imagem turística do Município também está ligada aos recursos culturais, destacando-se a presença de um casario urbano e rural com interesse histórico e arquitetônico, fazendas, núcleos de pescadores, jangadas, artesanato de areia colorida, labirinto, rendas, trançados de cipó e eventos programados de repercussão estadual e nacional.

      Nesta conjunção de fatores naturais e culturais, o município de Aracati destaca-se como núcleo turístico regional, sendo um dos maiores destinos turísticos do Estado. Este destino é hoje motivado principalmente pela praia de Canoa Quebrada, seu atrativo maior. Canoa foi descoberta pelos chamados ´´mochileiros´´ na década de 1970 e sua fama espalhou-se pelo mundo, sendo hoje uma praia conhecida internacionalmente e visitada por pessoas de diversos segmentos sociais e nacionalidades. Atraídos por esta fama, pessoas de outros estados brasileiros e de outros países estabeleceram-se definitivamente em Canoa, alterando de forma significativa os aspectos culturais e a paisagem natural que motivaram a atração turística. A concentração de pessoas que passaram a explorar o turismo tornou esta atividade econômica praticamente exclusiva de Canoa e levou a uma ocupação desordenada do seu espaço urbano que prejudica sua imagem turística, sendo necessário um rígido controle urbano. Um plano específico de requalificação espacial está sendo elaborado por um escritório de arquitetura já como projeto estruturante determinado pelo PDDU-Aracati.

      Além da imagem produzida por Canoa Quebrada, Aracati é lembrada em diversos recantos do estado por seu carnaval de rua. O evento une as características do carnaval de Olinda-PE – carnaval popular, sem arquibancada e cordão de isolamento – com o de Salvador-BA – pelo uso de trios elétricos e o predomínio da chamada ´´axé music“.

      Outro fator dos mais importantes na construção da imagem externa de Aracati é sua história e, por extensão, seu patrimônio edificado. A sua condição de principal porto exportador de charque no século XVIII fez de Aracati a povoação cearense mais importante de então. As condições econômicas refletiram na formação de seu espaço urbano. Um conjunto de sobrados e casas térreas com exteriores azulejados vai configurar espacialmente o núcleo central. Este conjunto passou a ser considerado patrimônio nacional ao ser  tombado pelo Iphan em abril de 2000. Mas a imagem derivada da história e do conjunto urbano de Aracati ainda é muito tímida. O tombamento, porém, vem proporcionado uma percepção e uma visibilidade maiores do conjunto edificado e do traçado urbano. Algumas agências de viagens já consideram o núcleo central quando levam turistas para as diversas praias que compõem a faixa litorânea de Aracati, notadamente Canoa Quebrada.

Publicar comentário