Capela de Nosso Senhor do Bonfim do Cumbe
Segundo alguns relatos orais, o primeiro templo religioso católico construído na região do Aracati, ficava no Cumbe. No Cumbe foram construídos três templos católicos, antes da atual capela. Vale ressaltar que o Cumbe teve igreja católica primeiro que Icapuí e Fortim, quando ambas eram distritos do município de Aracati. Atualmente, esses dois distritos se emanciparam e se tornaram importantes municípios do litoral leste do Ceará.
Com o passar dos tempos e por sucessivas mudanças que se deram no território, não sabemos identificar o local de construção dos três templos católicos do Cumbe. A atual Capela de Nosso Senhor do Bonfim do Cumbe, está situada ao lado da casa da família de Luiz Barbosa Lima, um dos donos de sítio e engenho, que durante anos era quem cuidava da Capela. No sino da Igreja, podemos encontrar talhada a seguinte inscrição: “Capela do Cumbe – Coronel José Correia Lima”. Por conta das constantes chuvas no fim do ano e pelo difícil acesso, a festa do padroeiro, Nosso Senhor do Bonfim do Cumbe, passou a ser celebrada no mês de novembro, dia de Cristo Rei.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim do Cumbe – Conforme Leal (1998, p. 160 – 161) no livro Igreja de Nossa Senhora do Rosário: a matriz de Aracati, diz: “É suficiente assinalar que, até então, o curato contava com apenas três capelas rurais: a de Ubaranas, a do Cumbe e a do Fortinho ou Fortim (34, pág. 9 e 10): […] Nesta comunidade foram levantados sucessivamente três oratórios. O primeiro, em 1895, ao tempo do vicariato do padre João Francisco de Sá; o segundo, em 1917, no paroquiado do Monsenhor Bruno Rodrigues da Silva Figueiredo; e o terceiro, em 1942, no do padre Manuel Antônio Pacheco S.J.. Em 1947, teve início à construção da atual capela, solenemente benzida em 1949, por Dom Aureliano Matos, bispo diocesano de Limoeiro do Norte, em visita pastoral, sendo vigário da paróquia o padre Abdon Valério S.J”.
Fonte: https://quilombodocumbe.wixsite.com/quilombodocumbe/lugares-de-memoria
Publicar comentário