Cruz das Almas
O monumento Cruz das Almas está situado na entrada sul da cidade. Foi construído no ano de 1748. Ao ser instalado media aproximadamente 6.090 braças quadradas. Sua medida atualmente é, apenas, 110m2.
Consta de um pedestal de alvenaria quadrado encimado por uma “Cruz”.
Ressalta-se o descaso com este monumento visto que era considerado “logradouro histórico” pois, teve a primazia, a glória, a honra de ser palco da solenidade oficial da criação da vila. Foi reduzida a esta triste situação, ocupada por particulares, com ciência e conivência das autoridades locais, passando a ser objeto de mofa ou escárnio do transeunte perplexo ante o deprimente espetáculo. (Singelo Documentário de Alguns Atentados ao Patrimônio Cultural da Cidade de Aracati – Hélio Ideburque Carneiro Leal).
Diz a tradição popular que o mesmo está edificado no lugar onde foram enforcados os primeiros escravos criminosos condenados à morte. Em tempos mais recuados, o povo costumava “ir tirar terços e novenas e fazer romarias à Cruz das Almas, que nessas noites se iluminava de lanternas multicolores e velas de devotos pagadores de promessa”. (Terra Aracatiense, de Abelardo Costa Lima)
Publicar comentário