Cumbe

Localizado a 14 km da sede do município, este lugar é cercado por mangues, dunas, lagoas e um braço do Rio Jaguaribe, onde há uma gamboa. A descoberta de esqueletos de seres pré-históricos e vestígios de utensílios de ossos e pedra nas dunas tem sido objeto de pesquisas que buscam comprovar a existência de sambaquis. Atualmente, há mais de 20 viveiros de camarão para reprodução e crescimento da espécie. Além disso, a localidade é conhecida pelo artesanato em coco e carnaúba.

A Praia de Cumbe é uma praia deserta, habitada por pescadores e nativos, situada na foz do Rio Jaguaribe. Suas lagoas e dunas são as maiores belezas da região, acessíveis por trilhas sobre as dunas.

As dunas brancas, aparentemente desertas, junto com o cultivo de camarão, lagosta e caranguejo, atraem muitos visitantes nos fins de semana para seus restaurantes e palhoças. A praia oferece lindas lagoas e excelentes passeios de buggy em suas quase intransponíveis dunas.

É possível aproveitar as pequenas palhoças nas lagoas cravadas nas dunas, que se parecem com verdadeiros oásis com cata-ventos e bicas.

A Praia de Cumbe é um daqueles pequenos paraísos perdidos no tempo, sem nenhuma infraestrutura turística.

Vale destacar o Rio Jaguaribe, que nasce na Serra da Joaninha e percorre 550 km até desaguar na Praia de Cumbe, formando as ilhas Pinto, Pedras, Grande e Mulungu.

Publicar comentário