Estevão o Esteves
Situada ao leste do núcleo principal de Canoa Quebrada, entre dunas e falésias, a aldeia conhecida como Estevão (chamada também de Esteves) parece perdida no tempo por manter sua simplicidade.
Estevão tem este nome devido a uma família que chegou em Canoa em 1932, construindo uma casinha de taipa. Hoje é habitada pelos nativos pescadores e preserva os tratos da cultura tradicional. Os hábitos de vida são muito simples, assim com as casas de carnaúba, feitas sob medida para suportar o calor e o forte vento que sopra entre julho e janeiro. Em 1998 tornou-se AIRE – área de relevante interesse ecológico – o que deveria implicar numa atenção especial na preservação não só da paisagem cercada de falésias e dunas, mas também da cultura da comunidade.
“Uma Árie indica, além do cuidado com o meio ambiente, a preservação da unidade social da comunidade”
Nos Estevão está a sede do projeto Recicriança, que aproxima as crianças da região com a natureza e educação. Aqui nasceu o grande Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, o herói abolicionista do Ceará. A vila serviu ainda de locação para algumas cenas do filme ‘Bella Donna’, de Fábio Barreto em 1997. As filmagens mobilizaram toda a comunidade, fazendo do filme um acontecimento que orgulha os nativos. Estevão é a maior atração perto de Canoa Quebrada, e o local é conhecido também pelas suas belas piscinas naturais, que se criam logo abaixo da aldeia. Essas piscinas naturais são ótimas opções para relaxar e descansar, além de serem um dos principal atrativo da praia quando a maré esta baixa.
Como em todos os lugares turísticos, o problema da especulação imobiliária é um forte perigo para a preservação do ambiente.
Canoa Quebrada passou e infelizmente passa também hoje esse problema, devido sobretudo a uma fraca administração local. Na Vila dos Estevão, esse problema remonta aos anos de 1980; o primeiro conflito aconteceu em 1986, quando a comunidade teve que lutar contra o primeiro especulador imobiliário da região. Desde 1998, a aldeia faz parte da Área de Preservação Ambiental e, em 2005, o governo do Estado concedeu o título de propriedade das terras à AME, assegurando a posse coletiva das terras pelos moradores da comunidade.
“Em nenhum momento a comunidade dos Estevão vai deixar que alguma coisa aconteça (especulação das terras). O povo sempre irá questionar na justiça, porque as terras são da comunidade”
Publicar comentário