Externato Kennedy: 41 Anos (2005)

Externato Kennedy: 41 Anos (2005)

Fonte: www.expressaoonline.com.br

Fundado em 22 de fevereiro de 1965, o Externato Kennedy concretizou o antigo sonho do educador Régis Bernardo de Souza de contribuir para a formação de crianças necessitadas de conhecimento e afetividade. O objetivo era atender à comunidade carente do município, trabalhando com alunos da pré-escola à 4ª série.

Inicialmente, o Externato funcionava na residência do professor Régis, com total apoio de sua mãe, também educadora, Ângela Clotilde (Dona Angelita). Foi assim, dentro de seu lar, em um ambiente absolutamente familiar, que as crianças e seus sonhos começaram a crescer, enfrentando os obstáculos de uma vida marcada por um destino adverso.

Ao longo dos anos, o número de alunos aumentou rapidamente, tornando o espaço utilizado inviável para as atividades da escola. Em 1969, uma parceria com a Paróquia de Aracati resolveu o problema. Foi cedido à escola um prédio com sete salas de aula. A mensalidade paga pelos alunos era simbólica, mas a grande maioria não tinha recursos para contribuir. A escola começou a enfrentar dificuldades devido à falta de recursos para manter o salário dos professores. Em 1985, um convênio com o Governo do Estado do Ceará ajudou a amenizar a situação, permitindo que professores da rede estadual passassem a integrar o quadro do Externato, aliviando as preocupações do diretor e dos pais dos alunos.

Ao completar 25 anos de trabalho como educador Marista, o professor Régis Bernardo de Souza recebeu da Congregação o reconhecimento por seus anos de dedicação e trabalho na instituição. O presente inesquecível veio na forma de paredes, teto e salas de aula. Desde então, o prédio situado no Centro Histórico de Aracati – um antigo casarão que serviu de sede à Confederação do Equador, em 1824 – mantém vivo o sonho do Professor Régis de proporcionar a luz do conhecimento aos recantos mais carentes do município.

Hoje, a escola trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracati, atendendo, em média, 430 alunos nos turnos da manhã e da tarde, nas séries do Ensino Fundamental. O quadro da escola conta com 30 professores e 7 funcionários de apoio, sendo o diretor o Professor Almério Flávio (sobrinho do Professor Régis).

Em fevereiro de 2005, o Externato Kennedy completou 40 anos de fundação. Foi celebrada uma missa em comemoração ao aniversário, com a participação de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e diversas pessoas importantes no processo de construção da escola.

Ao lado do querido Professor Régis, amigos agradeceram a Deus pelos objetivos alcançados com persistência, resistência e, acima de tudo, amor. Que o sonho do Professor seja também um compromisso de todos que entendem a educação como um direito de cada cidadão. Que este compromisso seja mantido em um clima de paz e liberdade de expressão, afinal, essa sempre foi uma das características mais expressivas do externato: a liberdade de expressão.

Fotos: Celebração em comemoração aos 40 anos de fundação do Externato Kennedy – FEV/2005

Colaboração: Rosângela Ponciano

http://www.solardasclotildes.art.br

Publicar comentário