Francisco Leite Barbosa

Francisco Leite Barbosa

Francisco Leite Barbosa (Mons.)—Filho de José Batista Leite e Dª Maria Angélica Barbosa Leite, nascida a 16 de Janeiro de 1816 e falecida em Fortaleza a 24 de março de 1906, nasceu no lugar denominado Barreiros, termo da cidade do Aracati, a 13 de dezembro de 1847.
Foram seus avós paternos João Batista Leite e Dª Maria de Holanda Leite e maternos Francisco Xavier Barbosa, um dos irmãos do Capitão-mor Joaquim José Barbosa, e Dª Florencia de Oliveira Barbosa.
É um cearense que se tornou digno de gratidão dos patrícios no Pará e no Amazonas pois devido a recomendações suas ao Bispo D. Antônio Macedo Costa se ordenaram muitos moços cearenses.
Foi para o Pará com destino a França em 1865, mas recolheu-se ao Seminário dali por conselho do citado Bispo D. Antônio Macedo Costa e nele fez os seus estudos de preparatórios e em seguida o curso de teologia moral e dogmática.
Ordenou-se a 13 de fevereiro 1876, sendo a 10 de março nomeado professor do Seminário, cargo que exerceu até 1878.
Por carta da Princesa Isabel foi nomeado a 20 de setembro do dito ano de 1876 Beneficiado do Cabido da Catedral do Pará.
Em 1878 acompanhou o Bispo D. Antônio de Macedo Costa em uma visita pastoral ao Rio Purús, onde ficou como vigário de Labrea, criada e canonicamente constituída sob a invocação de N. S. de Nazareth, por nomeação de 7 de setembro.
Em 1892 foi nomeado Cônego Honorário da Catedral do Pará por portaria de 23 de abril do Bispo D. Jerônimo Thomé da Silva.
A 24 de dezembro de 1895 foi nomeado Cônego assistente ao sólio episcopal do Amazonas por portaria de D. José Lourenço da Costa Aguiar e nomeado Monsenhor em 1896 pelo Santo Padre Leão XIII.
Publicou em Agosto de 1903 um folheto sob o título Matriz da Labrea, balancete da Receita e Despesa relativamente aos trabalhos da Igreja de N. S. de Nazareth, iniciados sob sua direção a 11 de agosto de 1902, um outro sob o título Balancete da receita e despesa com as obras da nova Matriz de N. S. de Nazareth da Labrea 1903-1904, Empresa Tipográfica, 27 Rua Major Facundo, Fortaleza e um 3º sob o título Relatório apresentado ao Exmo. e Revmo. Sr. Bispo do Amazonas D. Frederico Costa em 1908, Fortaleza, Typ. Minerva.
José Bonifácio de Salasar, que é bisavô de Monsenhor Leite e igualmente do Barão de Camocim, era natural da freguesia de Russas, e filho de Luiz José de Mendonça, português, e de Dª Joanna Francisca de Luna, da Paraíba; casou a 30 de maio de 1775 com Dª Luzia Michaela de Mendonça, natural de Russas, e filha de Ignacio da Silveira Bezerra, natural de Paraíba e de Dª Izabel Maria de Lima, natural de Russas.

Fonte: DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO CEARENSE (VOLUME PRIMEIRO) ABEL- JOÃO . Dr. Guilherme Studart (Barão de Studart) p. 303-304.

Publicar comentário