Geminiano Maia
Geminiano Maia (Barão de Camocim)—Nasceu em Aracati a 2 de fevereiro de 1847 e foram seus pais Cosme Affonso Maia e Dª Theresa de Jesus Maia, falecida em Fortaleza a 6 de maio de 1882.
Dedicando-se à carreira do comércio fundou com seus irmãos José e Vicente Maia em Fortaleza o estabelecimento denominado O Louvre, que em seu tempo teve grande nomeada.
Em 1881 foi nomeado Cônsul da Bolívia e em 1889 vice-Cônsul da Rússia no Ceará.
Homem de fortuna e dotado de sentimentos filantrópicos, Geminiano Maia tem seu nome inscrito entre os dos protetores de vários estabelecimentos de caridade da antiga província.
Em princípios de 1893 o Governo Português tendo em atenção os méritos desse nosso patrício concedeu-lhe o título de Barão de Camocim.
Dois dias antes da proclamação da República o Governo Imperial nomeara-o 5º vice-presidente da Província.
É atualmente o presidente da Associação Comercial do Ceará, devendo-se principalmente a seus esforços a construção do Palacete Guarani, donde ela funciona e que foi inaugurado a 20 de dezembro de 1908.
Encontram-se o retrato e a biografia do Barão de Camocim n’A Folha do Comércio, de Lisboa, n.º 22 de julho de 1893, e no Álbum dos Contemporâneos Ilustres, Redação e Administração em Lisboa 58 Rua Alexandre Herculano, 1893.
Publicou:
Relatório da Associação Comercial do Ceará apresentado pela respectiva diretoria na sessão de Assembleia Geral, realizada no dia 30 de outubro de 1906, para a eleição de nova diretoria. Fortaleza Tip. Minerva, de Assis Bezerra, 1906.
Fonte: DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO CEARENSE (VOLUME PRIMEIRO) ABEL- JOÃO . Dr. Guilherme Studart (Barão de Studart) p. 337-338.
Publicar comentário