Informações de Canoa Quebrada
Canoa Quebrada: é uma localidade situada a 164 Km de Fortaleza, capital do Estado de Ceará, na região Nordeste do Brasil. Forma parte do Município de Aracati, nome indígena que significa “bons ventos” ou ainda “aragem cheirosa”. Construida em cima de dunas e falésias, sua praia é banhada pelo Oceano Atlântico. Canoa Quebrada é o segundo ponto turistico do Ceará depóis de Fortaleza.
A povoação de “Canoa Quebrada”: nasceu a partir da familia Estevão ou Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento “Nouvelle Vague”, a povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje. Canoa Quebrada é mundialmente conhecida como uma comunidade de alta diversidade cultural. Tendo atualmente restaurantes e medios de hospedagem de estilos diferenciados. Nativos, brasileiros de todas partes do brasil e extranjeiros compõem a comunidade de Canoa Quebrada, sempre hospitaleira com quem visita esta praia paradisíaca.
Vista Aérea da Beira Mar de Canoa Quebrada
População: no ano 2007 os moradores de Canoa somavam 4.052 pessoas, sendo 2.073 mulheres e 1.979 homens constituídos em 1831 famílias. Na eleição de 2008 foram cadastrados 1.357 eleitores aptos a votar.
Infraestrutura e serviços públicos: Em 2007 existiam em Canoa 4.154 domicílios, sendo que 98% tem energia elétrica, 95% água corrente, 98% tem coleta de lixo e 95% são construções de tijolo. A infraestrutura antes do projeto de requalificação urbana contava com 2 escolas públicas de ensino básico; 2 escolas não governamentais; 1 posto de saúde; 1 posto de correios; 1 central telefônica; 20 telefones comunitários; 1 posto policial; 1 polo de lazer; 4 igrejas; 3 cemitérios (velho, novo e da beirada); 2 campos de futebol; 3 praças; 1 linha de ônibus interurbano; 1 associação de transporte alternativo e 1 associação de bugueiros; 1 Sede da Prefeitura e Biblioteca comunitária Eulina Freire dos Santos; 2 provedores de Internet via Radio, cobertura de 3 empresas de telefonia celular e 1 de telefonia fixa.
Flora e fauna: A cobertura vegetal cumpre funções ecológicas muito importantes como: alimento para animais e seres humanos e material para construção (casas, cercas e jangadas) e também lenha. Alguns exemplares presentes nas dunas e na vila são; coqueiro, cajueiro, castanhola, cardeiro, aroeira, canela, ameixa, imburana, jatobá, jurema, pau d’arco, murici, mangaba, etc. A fauna silvestre mais numerosa se encontra na mata nativa ao pé das dunas: bem-te-vi, cabeça vermelha, rolinha, sabiá, urubu, maçarico, juriti, aranhas, cobras, camaleão, sagui, raposa, preá, gato do mato, coruja, etc.
Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada – APACQ: Em 1997 a Comunidade Organizada de Canoa Quebrada conseguiu do Poder Público Municipal a decretação da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada – APACQ. A medida visa compatibilizar o desenvolvimento econômico produzido pelo turismo com a preservação do meio ambiente e consequente melhoria da qualidade de vida da população, mediante um plano de gestão e manejo ambiental que contemple o ecoturismo como uma das principais vocações da região. A APACQ tem uma superfície de 7000 ha e vai desde o Porto Canoa no limite leste até a Foz do Rio Jaguaribe, ao norte, incluindo as dunas, mangue e vegetação ao pé das dunas. Além de Canoa Quebrada estão dentro da APACQ as localidades de Cumbe, Canavieira e Beirada.
Fonte: http://www.portalcanoaquebrada.com.br/informacoes_canoa_quebrada.htm
Publicar comentário