João Aureliano Sampaio
João Aureliano Sampaio (Pe.)—Nasceu na cidade do Aracati a 28 de fevereiro de 1823, sendo seus pais o Tenente Quartel-Mestre José Francisco Sampaio e Dª Francisca Clara de Assis Sampaio.
Avós paternos o Sargento-mor João Francisco de Sampaio, filho de Gonçalo Martins e de Dª Tereza Francisca de Unhão, arcebispado de Braga, e Dª Angélica Joaquina dos Anjos, filha de Manoel Francisco de Azevedo e de Dª Caetana da Silva Carneiro, de Recife.
Aprendeu a ler na cidade natal, e estudou Latim na aula do Pe. Antônio Francisco Sampaio; daí foi para o Maranhão a cujo Seminário se recolheu. No fim de quatro anos tomou Ordem de Presbítero, dada pelo Rvmo. Bispo de Coimbra com demissorias do Bispo de Pernambuco.
Logo que se ordenou foi nomeado Coajutor da Sé do Maranhão e neste lugar esteve um ano e seis meses.
Despachado Vigário encomendado da Freguesia de São João da Corte, adoeceu e recolheu-se de novo ao Maranhão, sendo então nomeado Coadjutor da freguesia da Sé, em que permaneceu dez anos.
Vindo para sua Província, foi nomeado Coadjutor da cidade de Baturité. Serviu nela dois anos, não lhe convindo mais passou-se como Capelão para Itans, povoação da Caiçarinha, povoação do Coité, povoação da Califórnia, e finalmente, na seca de 1878, para a cidade de Baturité, onde permaneceu até a morte.
Foi deputado provincial no quatriênio de 1889, membro da Câmara Municipal por vezes e até há pouco seu Presidente.
Faleceu a 13 de abril de 1910.
Fonte: DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO CEARENSE (VOLUME PRIMEIRO) ABEL- JOÃO . Dr. Guilherme Studart (Barão de Studart) p. 410-411.
Publicar comentário