O Aracati de hoje
A formação e a dinâmica econômica, social e cultural de Aracati estão intimamente associadas aos recursos ambientais, dos quais o rio Jaguaribe se destaca como elemento de ligação do mar com o sertão. Nesse processo, Aracati constitui-se como lugar de memória, continente de identidade cultural que contribui para sedimentar e valorizar a história do Ceará. Nessa identidade, ressalte-se a sua tradição empresarial oriunda dos tempos de esplendor econômico iniciado no século XVIII, em virtude do pioneirismo do Município na fabricação de charque, e sustentado até o século XIX.
O patrimônio edificado da cidade de Aracati traduz essa identidade. Concentrado no bairro Centro, principalmente na rua Cel. Alexanzito (Rua Grande, ex-rua do Comércio), as edificações ocupam lotes com testada estreita e lateral extensa, sem recuos de frente e com quintais arborizados nos fundos.
Na atualidade, Aracati constitui-se em base física e cultural de realizações decorrentes de empreendimentos agro-industriais e industriais; da polarização comercial que exerce na porção do litoral leste e no corredor estruturado pela bacia do Jaguaribe; e da atratividade turística de seu território constituído por recursos naturais que lhe conferem paisagens ímpares e por um rico patrimônio cultural edificado.
Todo esse patrimônio faz com que o turismo se constitua como uma atividade de destaque no Município com dimensões que o colocam na qualidade de pólo turístico regional, estadual, nacional e mesmo internacional. Contudo, há necessidade de uma política de desenvolvimento que equacione os impactos ambientais e sociais e culturais que afetam a população local, resultantes do dinamismo do turismo.
Aracati é um caso típico de busca de adequação entre a permanência e a mudança, entre o erudito e o popular, entre o passado e um futuro que precisa ser antecipado, de uso do espaço natural de forma ecologicamente sustentável, um caso de um lugar onde a Sociedade, o Mercado e o Estado dispõem de uma população com identidade cultural, uma tradição empreendedora e recursos naturais como potencialidades que, integrados e articulados, seguramente, são capazes de superar os fatores restritivos ao desenvolvimento social e econômico.
Publicar comentário