Recicriança

Recicriança

CENTRO DE AÇÕES CULTURAIS E AMBIENTAIS
Dados sobre a instituição responsável:
Nome completo: Centro de Ações Culturais e Ambientais.
Ano de Fundação:1992
Endereço: Praia do Estevão – Canoa Quebrada – Aracati. CE.
Telefone: (088) 964.1495 CEP: 62.800.000
Principal responsável:
Tércio Vellardi – RG.8914.720 Cargo: Coordenador.

Histórico resumido dos técnicos envolvidos nesta instituição:
TÉRCIO VELLARDI – Educador com experiência em atividades complementares a Educação Infantil, coordenador da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação do Aracati, professor de Educação Física e Conselheiro da Associação dos Moradores dos Estevão. Idealizador e monitor do Projeto RECICRIANÇA, onde desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes, tais como: Trilhas ecológicas, teatro de Bonecos, construção ou reformas de Brinquedos e atividades com Papel Reciclado.
OSMARINO GONÇALVES (Chocolate) – Artista Plástico, Publicitário, Fotografo e Diretor de Desenvolvimento das Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Desporto de Aracati. Autor de pinturas com grande intensidade da cultura local. Monitor do RECICRIANÇA, onde repassa para as crianças e adolescentes de Canoa Quebrada e dos Estevão, técnicas de serigrafia, pintura e teatro de rua.

DIGECILA PEREIRA (Lilí) – Educadora com experiência na Pré-escola e alfabetização, Professora da rede municipal de ensino de Aracati, Conselheira Fiscal da Associação dos Moradores- AME e Coordenadora da Oficina de Bonecos de Pano. Desenvolve atividades manuais com crianças e adolescentes da região é também responsável pela extensão das atividades até a casa do aluno, mantendo assim um elo de ligação entre a instituição e os pais dos alunos.

MARIA DA CONCEIÇÃO – Merendeira Municipal da Escola Local e coordenadora da oficina de corte e costura, com destaque para as roupas das bonecas e Tesoureira da Associação dos Moradores (AME).

O Projeto RECICRIANÇA, oferece um conjunto de atividades orientadas nas áreas de educação ambiental, cultura, esporte, recreação e lazer. O elo com a educação formal se dá através do reforço escolar e da constante preocupação das equipes com o desenvolvimento de estratégias participativas, capazes de propiciar, a cada criança ou adolescente atendido, condições de regresso, permanência e sucesso na rede do ensino público ou privado. O trabalho se desenvolve em quatro áreas de atuação: Preservação da Natureza. Iniciação ao Trabalho Comunitário, Acompanhamento Escolar e Oficinas de Arte e Cultura. Cada área está vinculado a um Monitor qualificado, da própria comunidade. O atendimento ocorre na sede própria do Projeto que dispõe de: Parquinho, Biblioteca, Máquina de Costura, Triturador de papéis, Revelador serigráfico, Computador, Bebedouro, Brinquedos, Materiais e Sucatas para desenvolver a criatividade e evitar os desperdícios. A sustentabilidade do Projeto deve-se as produções que ocorrem em papeis reciclados, serigrafias, bonecas e mamulengos de pano e ainda trabalhos de corte-costura, realizados pelos monitores e alunos, que doam parte de seus lucros para manter as estruturas. À coordenação do Projeto cabe também a tarefa de captar recursos humanos e financeiros para o projeto, o que possibilita realizar as planos definidos em reuniões constantes entre os interessados.

ÁREA DE COBERTURA DO PROJETO

  • Município de Aracati – CE. BRASIL

ANTECEDENTES/JUSTIFICATIVA

A vila dos Estevão, fica no litoral do Município de Aracati, de vila pacata de pescadores, tornou-se a “menina dos olhos” para muitos predadores, principalmente os especuladores de terras, os industriais do turismo, aproveitadores e degradadores da natureza em nome do progresso. Tamanho foi o choque para a pequena comunidade que foi necessário a intervenção do Governo do Estado, caso contrario a pequena vila desapareceria, dando lugar a mais um mega-empreendimento no litoral cearense. A partir de 1986 uma pequena faixa de praia foi desapropriada pelo Governo Estadual, cabendo a comunidade e suas lideranças a tarefa de administra-la e preserva-la, tarefa esta, muito difícil, pois os vizinhos, grandes empresários da especulação e do turismo não deixam por menos, agindo nos tribunais como colonizadores do desenvolvimento. Em 1992 surgiu o RECICRIANÇA, preocupado com a questão da educação pré-escolar e a degradação do meio ambiente, sob todos os aspectos, causada pela ocupação desordenada das terras em volta da vila.
Partimos então, em parceria com a comunidade, crianças na sua maioria, para o trabalho de conscientização ecológica e diminuição do índice de evasão escolar. Iniciamos com oficinas de reciclagem de papel, serigrafia, confecção de camisetas e bonecos e pano, reforço escolar e educação ambiental. Ao longo dos anos, implantamos outras atividades, tais como; espaço multiuso, com vídeos educativos e de lazer semanalmente, jogos, desporto e biblioteca de leitura e pesquisa. Hoje contamos com sede própria e um parquinho. Os profissionais que trabalham e vivem o RECICRIANÇA, são capacitados e muito dedicados em suas respectivas áreas, pessoas que fazem parte da comunidade, pois nela residem. Profissionais Liberais, Profissionais de nível superior, Técnicos, Artesãos, Educadores, Artistas e Pescadores. Todos no propósito de continuar desenvolvendo um trabalho consciente no campo da preservação ambiental, só assim, estaremos contribuindo para a formação dos futuros homens e nos homens de hoje, incentivando a determinação de preservar, para manter uma renda familiar digna e uma conseqüente melhoria em sua qualidade de vida.

OBJETIVO GERAL
Incrementar ações complementares as desenvolvidas nas escolas de Canoa Quebrada. Introduzindo a educação ambiental, ações culturais e esportivas despertando com isso, maior interesse das crianças e adolescentes em conhecer melhor suas realidades. Para que possam ser agentes de futuras aprendizagens e ensinamentos, tanto em sua comunidade, como também onde estiverem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Criar grupos artísticos-culturais na comunidade.
  • Difundir a Educação Ambiental.
  • Estimular a leitura com a reestruturação da biblioteca.
  • Incentivar a melhoria da renda familiar através, da reestruturação das oficinas já existentes.
  • Promover seminários, cursos e capacitações de interesse comunitário
  • Possibilitar a prática de atividades desportivas entre crianças e adolescentes da comunidade.
  • Viabilizar o intercâmbio entre escolas com excursões e visitas a outras comunidades.

METAS E AÇÕES

  • Realizar curso de Iniciação Teatral, com 180 horas para 20 crianças e adolescentes.
  • Realizar curso de Palhaço.
  • Realizar curso de Marionetes.
  • Realizar curso de Artesanato em Coco.
  • Realizar curso de Cerâmica.
  • Realizar torneios ou competições de caráter esportivo e recreativo.
  • Criar banda de flautas.
  • Criar quarteto de Música Instrumental.
  • Difundir a Educação Ambiental através da demarcação alternativa de Trilhas ecológicas na região
  • Exibição de vídeos educativos e documentários.
  • Criação e Produção de material de divulgação.
  • Estimular a utilização de reciclados.
  • Aquisição dos seguintes equipamentos:
    a) – Aparelho de som com toca-fitas e CD
    b) – Computador multimídia com impressora.
    c) – Livros de Literatura Infanto-Juvenil.
    d) – Fitas de Vídeo.
    e) – Móveis para biblioteca.
    f) – TV colorido.
    g) – Vídeo cassete.
    h) – Equipamento de reprodução sonora para montagem de uma rádio comunitária de curto alcance com programação dirigida ao público Infanto-Juvenil.
    i) – Material didático e Pedagógico.
    j) – Retro-projetor.
    l) – Projetor de Slides.
    m) – Máquina Fotográfica 35mm.
    n) – Câmera de Vídeo (Filmadora).
    o) – Tintas e Pincéis.
  • Reforma nas dependências.
  • Reequipar as Oficinas de: Serigrafia, Papel Reciclado, Pintura, Corte e Costura e Bonecos de Pano.
  • Visitar outros ecossistemas ou localidades (realizar excursões)

Publicar comentário

Você pode ter perdido