Socorro Matos

Socorro Matos

MARIA DO SOCORRO DE MATOS, natural de Aracati, neste estado, Maria do Socorro de Matos, é filha caçula de Joana Baltazar de Matos e de Zacarias Eduardo de Matos.

Muito jovem, quando aluna da Escola Normal e Ginásio São José (hoje Instituto São José) despertou a admiração dos professores em virtude do demasiado interesse demonstrado pela “História do Aracati”.

Por ocasião dos estágios realizados na Escola de Ensino de 1° Grau Barão de Aracati, (hoje Escola de Ensino Médio Barão de Aracati) e na escola de Io Grau Beni Carvalho (hoje Escola de Ensino Médio Beni Carvalho), almejando sua habilitação ao exercício do Magistério, (Curso Normal – Pedagógico do Instituto São José), foi conduzida à realização de uma entrevista com o responsável pelo corpo docente do Colégio Marista de Aracati, na qual foi apresentada aos Irmãos Adriano – Saturnino Cláudio Sauer e o Irmão Eduardo Régis, ambos atuantes naquele ele da Congregação Marista.

Após diplomar-se como professora Primária, passou a lecionar na Escola Beni Carvalho e no Colégio Marista – (1977), incentivada a graduar-se em Pedagogia pelos Irmãos da Congregação de Padre Marcelino Champagnat (hoje – Congregação de São Marcelino Champagnat – canonização em 18 de abril de 1999). Formou-se em Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitação Específica em EDAPE – Ensino das Disciplinas e Atividades dos Cursos Normais. Formada pela Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1983) na cidade vizinha Mossoró – RN. Aprofundou-se mais nos estudos, e cursou a Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar, (1993), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá – Minas Gerais.

Realizações outras podem ser elencadas aos seus dados biográficos. Dentre os quais, pela magnanimidade, destacam-se: a participação nos Congressos Nacionais de Educação, em Brasília e em Porto Alegre – RS e na Jornada de Educadores Maristas de Educação, no Rio de Janeiro – RJ.

Na área de Administração e Supervisão Escolar, exerceu os cargos de Vice-Diretora, Diretora Pedagógica, Diretora Adjunta e Coordenadora Pedagógica na Escola Beni Carvalho. Outrossim, Supervisora Educacional no Colégio Marista de Aracati no ensino fundamental I.

No tocante ao Magistério, foi Regente de Classe no Pré-Escolar da Escola Beni Carvalho. No qual veio a exercer, no Curso Pedagógico, a função de professora de Metodologia nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Ciências. Lecionou ainda Introdução à Sociologia, Estrutura e Funcionamento do Ensino do Io Grau, Fundamentos Psicológicos e Introdução à Filosofia. No Colégio Marista, dedicou-se à disciplina de Estudos Sociais e Produção de Textos no Ensino Fundamental, conduzindo seus discípulos à participação e significativa premiação no Concurso de Redação sobre Meio Ambiente, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, através do Jornal “O POVO”, sediado na Capital do Estado. No Curso pedagógico do Instituto São José, ministrou aulas de Estrutura e Funcionamento do Ensino do Io Grau, Metodologia da Língua Portuguesa, Introdução à Sociologia e Fundamentos Psicológicos.

No transcurso da comemoração das “Bodas de Prata” como Educadora Marista, recebeu das mãos do Irmão José Airton Carvalho, Diretor do Colégio Marista de Aracati- em 2003, menção honrosa, em nome da província Marista Brasil Norte, fotografada no Boletim Informativo – Edição Especial – abril de 2003.

Homenagem pelos seus 26 anos de trabalho e dedicação ao Colégio Marista de Aracati. – 1977 – 2003.

DADOS ATUAIS

Participou ativamente do Curso de História e Memória do Aracati, ministrado pelo Instituto Virgínia Uchôa. Maria do Socorro é Graduada em Licenciatura em História – através da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – pólo Aracati – 2009. Especialista em Museologia na área de Conhecimento da Educação pela União de Educação e Cultura Vale do Jaguaribe – Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ – Aracati – CE. 2011.

Foi eleita pela 3a vez consecutiva I Secretária do Instituto do Museu Jaguaribano. Apresentou o artigo intitulado: “O Solar 743: e sua descrição arquitetônica”. Na 10a Semana Nacional de Museus apresentou o artigo – “Aracati: Contribuições socioeconômicas, históricas e culturais para o Estado do Ceará (1740 – 1840) em 2012.

A Educadora é Pós-Graduada em Metodologia do Ensino em História e Geografia Humana na área de Educação em nível de especialização Lato Sensu – cursado na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – Polo Aracati – CE. (2013). A monografia apresentada tem como título: As charqueadas e Enriquecimento da Vila de Santa Cruz de Aracati.

Ministrou na UVA e na faculdade Montenegro – Polo Aracati e adjacências nos cursos de pedagogia e história as disciplinas de: História do Ceará, Estrutura do Ensino Fundamental e Médio; Didática; e Património Cultural e Local. Dedicada aos estudos da história de sua terra, publicou duas obras que contribuíram com os estudantes e adeptos da história da Terra dos Bons Ventos: Conhecendo um pouco da vida de Beni Carvalho, 2003. E Desbravando o Município de Aracati – 2005.

Tomou posse como sócio efetivo da Academia Aracatiense de Letras – em dezembro de 2014. Recebeu homenagem em comemoração pelo Dia da Mulher, pela Casa da Câmara representando todas as educadoras do município de Aracati em 09 de março de 2015.

Em 13 de novembro do ano em curso lançou em coautoria com a professora aracatiense residente em Recife, Maria do Socorro Pereira Aguiar o livro intitulado: Aracati nas vozes dos ventos, sublimes memórias dos tempos.

Fonte: Livro Bons Ventos Literários

Publicar comentário