Recursos hídricos
Águas Superficiais
O município de Aracati está totalmente inserido na bacia hidrográfica do Baixo Jaguaribe e tem como drenagens principais o rio Jaguaribe e os córregos do Fernandes, do Retiro e das Aroeiras.
Segundo a CAGECE, 90% da população urbana é atendida com água subterrânea oriunda de 35 poços tubulares com adução de 200 m3/h.
Domínios Hidrogeológicos
No município de Aracati pode-se distinguir dois domínios hidrogeológicos distintos: coberturas sedimentares e depósitos aluvionares.
O domínio representado pelos sedimentos da Formação Barreiras caracteriza-se por uma expressiva variação faciológica, com intercalações de níveis mais e menos permeáveis, o que lhe confere parâmetros hidrogeológicos variáveis de acordo com o contexto local. Essas variações induzem potencialidades diferenciadas quanto à produtividade de água subterrânea. Essa situação confere localmente ao domínio da Formação Barreiras características de um aquitarde, ou seja, uma formação geológica que possui baixa permeabilidade e transmite água lentamente, não tendo muita expressividade como aqüífero. Apesar disso, em determinadas áreas, sua exploração é
bastante desenvolvida. Ainda no contexto do domínio hidrogeológico sedimentar, as dunas destacam-se como unidade geológica de alta potencialidade aqüífera, produzindo vazões da ordem de 5 a 10 m3/h.
Os depósitos aluvionares são representados por sedimentos areno-argilosos recentes, que ocorrem margeando as calhas dos principais rios e riachos que drenam a região, e apresentam, em geral, uma boa alternativa como manancial, tendo uma importância relativa alta do ponto de vista hidrogeológico, principalmente em regiões semiáridas com predomínio de rochas cristalinas. Normalmente, a alta permeabilidade dos termos arenosos compensa as pequenas espessuras, produzindo vazões significativas.
Fonte: https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/15783/1/Rel_Aracati.pdf
Publicar comentário